O município de Pesqueira, em Pernambuco, marca presença na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que acontece em Brasília de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025. O evento, com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, é um importante espaço para debater e consolidar propostas de políticas públicas de gênero em âmbito nacional.
A delegação pesqueirense será representada por Eny Cabral, advogada da sociedade civil, e por Suzy Leite, psicóloga e representante do governo municipal. A participação da dupla é vista como uma grande oportunidade para que as necessidades e desafios da população feminina de Pesqueira sejam levados para a esfera federal.
A vice-prefeita e secretária executiva da mulher, Cilene Martins, ressaltou a importância do momento. “Participar da Conferência Nacional é crucial para que as vozes das mulheres de Pesqueira e de todo o Brasil sejam ouvidas. É a oportunidade de, juntas, construirmos políticas públicas que realmente atendam às nossas necessidades, fortalecendo a igualdade de gênero e garantindo mais conquistas para todas”, enfatizou.
A conferência, que retorna após quase uma década, reforça o compromisso com a democracia participativa e é coordenada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). O encontro é o ponto de chegada das propostas construídas em etapas preparatórias por todo o país.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) também terá uma participação de destaque, levando para o debate nacional as pautas da Conferência Livre de Mulheres da CUT. Entre as prioridades, estão a autonomia econômica, o combate à violência, os direitos reprodutivos, a maior participação política, o fortalecimento do Plano Nacional de Cuidados, a redução da jornada de trabalho sem corte de salário e o fim da escala 6×1.
















